Advento e os Luteranos

 



Tempo de Advento

O que é Advento?

05/12/2014

     Estamos no Advento. Mas o que é o Advento? Conta-se que alguns dias antes do Natal, um menino sai correndo para o supermercado da esquina e pergunta, ofegante, a um funcionário: - Você tem algum Advento aí?
Não sei... Advento? O que é isso?
     Eu também não sei o que é, mas a minha mãe disse que nós não poderemos ter Natal, se não tivermos advento. Então eu queria comprar um.
     Na lógica do menino (como na de muita gente), o Advento deveria ser algo comprável, como era comprável em supermercado o Natal que ele conhecia. Sabemos que as lojas não vendem Advento. Mas, já no início de novembro, rodam músicas natalinas, para vender o “natal”. Para muitos, esta época acaba virando negócio, festa e não tempo de refletir sobre o verdadeiro significado do Natal – nascimento do Salvador! A mãe do menino tinha razão: Sem Advento, não há Natal. É no Advento que encontramos a razão do Natal verdadeiro. Mas afinal, o que é e para que serve o Advento?
    Advento, para nós evangélicos luteranos é um tempo de muita expectativa e alegria, pois aguardamos a chegada do nosso salvador. Quem não se lembra com certa saudade do tempo de criança quando as famílias se preparavam para o natal.
A coroa de Advento, com as suas quatro velas, não tem apenas a função de embelezar o ambiente, mas sim, ela tem um sentido muito especial para a reflexão e preparo para receber o menino Jesus.
Cada ano que passa perde-se um pouco mais do verdadeiro sentido do Natal. Por um lado existem pessoas que acham que os símbolos natalinos como coroa de Advento, árvore natalina, Papai Noel, presentes, ofertas... Fizeram do Natal uma festa Idólatra. Ou seja, acham que os símbolos estão desviando a atenção de Jesus. Por outro lado, o comércio explora cada vez mais os tradicionais símbolos de natal, e com isso perde-se toda riqueza que esses símbolos transmitiram às famílias cristãs a cada Natal durante muitos Séculos.
Os símbolos falam por si, mas tudo depende de como tratamos os símbolos em relação ao Evangelho. Eles não querem ocupar o lugar do Evangelho, mas nos querem ajudar a entender melhor o Evangelho e toda a história do amor de Deus por nós. Um desses símbolos, rico em significado, é a coroa de Advento. Vejamos: Ela é feita com galhos verdes (cipreste) cor da esperança, sinal da esperança na promessa de Deus que nos enviará um rei que agirá com sabedoria e justiça (Jeremias 23.5). O verde dos galhos também representa Jesus, eternamente vivo e presente entre nós.

          A forma em círculo da cora de Advento, nos leva a refletir sobre o grande amor de Deus pela humanidade. É sinal do amor eterno de Deus que não tem princípio e nem fim. Além do mais, o círculo da coroa nos dá a ideia de uma grande Aliança. Deus, por meio de Cristo, faz uma nova aliança com o ser humano, de estar junto, todos os dias, até o fim dos tempos. 
     No advento lembramos o comprometimento de Deus com seu povo. E o povo de Deus espera com ansiedade pela vinda do Salvador. O círculo não tem começo nem fim, lembra a unidade e a eternidade de Jesus Cristo, que é o mesmo ontem, hoje e sempre, assim como o amor de Deus, que é eterno, sem princípio nem fim. Também é um convite para que nosso amor a Deus e ao próximo nunca acabe.
     A fita vermelha que envolve a coroa significa o amor de Deus que nos envolve, e também nossa resposta de amor a Deus.
     As quatro velas da coroa de advento lembram os quatro domingos que antecedem o natal. Tempo de vigilante espera. No início, sem luz, a coroa lembra as trevas em que o mundo vivia antes de Deus se revelar na criança de Belém. Assim lemos na bíblia: “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da paz” Isaías 9.2,6. No primeiro domingo de Advento acende-se a primeira vela, à medida que o natal se aproxima a cada domingo se acende mais uma vela, até a quarta vela. Então é chegado em nosso meio Jesus Cristo a luz do mundo.
     Nós precisamos aprender refletir sobre os símbolos do Advento e do Natal. Não devemos vê-los como negativos para nossa fé, como um idolatria, mas como algo que aponta para o grande amor de Deus. Também não devemos apenas ornamentar as nossas casas com coroas, guirlandas, árvores e com muitas luzes. Mas sim, em volta da coroa meditar com os nossos familiares a importância da chegada do Menino Deus, a luz do mundo para as nossas vidas. 


https://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/celebracao-1/tempo-de-advento-2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rezando com Santo Afonso!!

Sagrada Família

Advento Vicentino convida à Confiança na Providência